top of page

Dissertação

Devido ao desenvolvimento global, verifica-se uma crescente emissão de  CO2, provocando assim variadas alterações climatéricas. Em  Portugal, vem-se tentando reestruturar o parque electroprodutor, através de novos centros hídricos respondendo assim às metas ambientais estabelecidas.

 

De forma a reaproveitar este paradigma, a EDP investiu em novos aproveitamentos hidroelétricos, na Bacia Hidrográfica do Douro, como por exemplo, o Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (AHBS).

 

Nesta dissertação é estudado o AHBS, através de uma análise técnica e de uma avaliação económica, considerando as regras de funcionamento do mercado de eletricidade para a venda de energia elétrica e ainda os serviços de sistema que poderá fornecer.

 

A caracterização técnica das estruturas civis e equipamentos instalados permitirá uma melhor compreensão do funcionamento geral do AHBS, reversível, nos modos de funcionamento em turbinamento e bombagem.

 

Através do planeamento do projeto e dos investimentos, pagamentos e recebimentos durante as fases de construção e de exploração será feita uma avaliação económica do projeto, considerando aspetos quantitativos e qualitativos. Maioritariamente, quando se obtém uma Taxa Interna de Rentabilidade superior ao retorno exigido pelos investidores, Weighted Average Cost of Capital (WACC), considera-se o projeto como economicamente viável e o investimento é aprovado. Os aspetos qualitativos, como o desenvolvimento regional e os aspetos socioeconómicos da região afetada, serão também considerados de forma a viabilizar o investimento.

bottom of page